O Branding como força matriz de uma gestão de valor
O branding, no contexto empresarial, transcende a simples criação de logotipos e design. Trata-se de uma estratégia multifacetada que visa construir e moldar a identidade de uma marca, proporcionando uma conexão emocional única com seus clientes. Sua importância reside na capacidade de transformar uma empresa em algo mais do que apenas um fornecedor de produtos ou serviços. Ele cria uma narrativa que ressoa com o público, estabelecendo valores, personalidade e promovendo uma lembrança duradoura, ao contrário do marketing que concentra nas atividades promocionais e táticas de curto prazo.
Sua funcionalidade permeia em todas as interações e expressões da marca, pois se trata da essência da empresa e é um ativo intangível valioso, conferindo uma vantagem competitiva ao estabelecer uma presença distintiva no mercado. Além disso, o branding contribui para a fidelidade do cliente, influencia a percepção do público e, por conseguinte, impulsiona as vendas e a participação de mercado.
Mas, para que o Branding contribua para o crescimento sólido, ascendente e de longo prazo da empresa, ele precisa cumprir outro papel que fica por muitas das vezes desapercebido dentro de uma organização, que é o de fomentar o engajamento dos colaboradores, com reflexo direto na redução do turnover e no índice positivo de vendas. Sim! Por que é uma hipocrisia apenas ter foco em criar conexão com clientes ou público-alvo do seu nicho, sem primeiro criar uma conexão com quem está ao seu lado ajudando a construir, valorizando, divulgando e representando a sua marca, os funcionários! Esses são os primeiros a se conectarem com a marca, com o propósito empresarial e quando engajados, sentem orgulho em fazer parte da empresa, tem produtividade com alta performance e ainda realizam uma atendimento ao cliente sem igual.
Portanto, trabalhar paralelamente esses dois papéis do Branding é fundamental para uma abordagem empresarial estratégica que vai além da simples entrega de produtos ou serviços. E esse ir além se trata de transmitir “valores” para todos os possíveis stakeholders (grupo de pessoas que são impactados pelas decisões da empresa). Uma ação realizada por uma Gestão de Valor, que busca não apenas atender às demandas do mercado, mas também superar as expectativas, construindo relacionamentos sólidos e duradouros, com abrangência para a otimização de processos, a inovação constante e a entrega consistente de experiências positivas, contribuindo assim para a sustentabilidade e sucesso a longo prazo da empresa no cenário competitivo.
Diante do exposto, é evidente que o branding é uma prática que não apenas olha para o futuro, antecipando as tendências e inovações, mas também é uma combinação de visão futurista com uma apreciação da cultura organizacional, resultando numa ferramenta de força motriz para uma gestão de sucesso.
Glazyelle Oliveira
Especialista em Gestão & Pessoas
@glazyelle_oliveira @nidhgoiania
Publicar comentário