×

Maguila, estrela do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

Maguila, estrela do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

Pugilista sofria de condição semelhante ao Alzheimer, comum entre atletas da categoria por causa dos golpes na cabeça

José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos. O boxeador sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), doença com os mesmos sintomas do Alzheimer, mas causados por golpes repetitivos na cabeça – condição comum em ex-boxeadores.

A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, confirmou a morte ao programa Balanço Geral, da Record. José ganhou o apelido por sua semelhança com o personagem de desenho animado, Magilla Gorilla.
O peso-pesado começou a carreira no boxe com a ajuda do narrador e empresário Luciano do Valle. O jornalista tinha uma empresa, a Luqui, que assessorava o atleta e o colocou para treinar com o famoso treinador americano Angelo Dundee, que dirigiu mitos do boxe como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.
Maguila sustentou um cartel de 85 lutas, sendo 77 vitórias, um empate e apenas sete derrotas.
Foi campeão mundial da FMB (Federação Mundial de Boxe), ao vencer o britânico Johnny Nelson na decisão por pontos. Além do Sul-Americano e do Mundial, o atleta conquistou o Campeonato Brasileiro, o pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.

 

 

Tudo que acontece em Goianésia no Brasil e no mundo ! Sugestões de pauta - redacao@valenesia.com

Publicar comentário

This will close in 5 seconds